Blog

28.12.2015

Qual a importância dos óculos de sol na praia?

shutterstock_210382132[

Os óculos de sol não devem ser usados apenas como um acessório de beleza, pois são importantes aliados na proteção dos olhos contra a incidência de raios solares. No verão, a preocupação com as lentes escuras deve ser ainda maior porque nessa época os raios nocivos são ainda mais fortes.

Proteção UVA e UVB

Os solares devem ter excelente qualidade e oferecer a proteção máxima contra os raios UVA e UVB. Bons modelos trazem 100% (ou 400 nanômetros) de proteção. Por isso, procure armações que apresentem selo com a indicação. Lembre-se de que óculos de sol sem proteção devem ser evitados, já que podem causar danos irreversíveis à saúde dos olhos. Todos os óculos comercializados pela Foernges saem das lojas com proteção total contra os raios ultravioleta.

Cor da lente

Não se engane: a coloração da lente não tem a ver com a proteção! Embora as lentes escuras sejam as preferidas, tons marrom, laranja ou verde podem oferecer o mesmo nível de proteção.  Ao contrário do que muitos pensam, não é a coloração da lente que oferece proteção dos raios UV e, sim, um filtro transparente que pode ser aplicado tanto em solares quanto em óculos de grau.

Perigos

A falta de proteção dos olhos pode aumentar o risco de degeneração macular relacionada à idade, que é a principal causa de cegueira antes dos 65 anos. Além disso, a constante exposição dos olhos ao sol pode causar catarata, pterígio ou câncer na pálpebra.

Crianças

Além de proteger a pele dos pequenos, é importante cuidar também da proteção de seus olhos. Por serem mais sensíveis à radiação, as crianças não devem se expor ao sol com óculos de má qualidade e sem proteção máxima contra os raios UVA e UVB.

As informações são do Hospital de Olhos RN.

Tags