Blog

08.10.2015

Cinco sinais de que seu filho precisa de óculos

shutterstock_286103126

Você sabia que 10% das crianças precisam usar óculos antes dos quatro anos de idade? Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o número aumenta para 20% em casos antes dos 10 anos e 30% na adolescência.
Então, para que as crianças não sofram com os sintomas das doenças de visão, é importante diagnosticá-las o quanto antes. Confira alguns sinais de que o pequeno precisa de óculos:
1. Aperta os olhos com frequência
A criança costuma esfregar os olhos ou apertá-los frequentemente? Fique atento! Geralmente, quando ela apresenta algum problema de visão, também costuma piscar muito e franzir a testa para enxergar algum objeto.
2. Sente dores de cabeça
Um dos sintomas mais comuns de uma pessoa que precisa de óculos é a dor de cabeça. Perceba se a criança costuma reclamar desse sintoma ou se apresenta náuseas e sensibilidade à luz. Isso ocorre porque ela força o olho a manter uma imagem nítida o tempo todo.
3. Não consegue estudar
Frequentemente ouve-se falar de crianças que apresentam dificuldades de alfabetização, concentração e estudos. Mas isso pode ser sinal de problemas de visão! Muitas acabam não enxergando as palavras no quadro negro e, assim, retardam o processo de aprendizado.
4. Tropeçar e esbarrar
Nem sempre tropeçar e esbarrar nas coisas significa que a criança é desastrada, viu? Pode ser que ela simplesmente não enxergue os objetos à sua frente ou que os veja de forma embaçada.
5. Evitar atividades esportivas
Muitas crianças com problemas visuais podem enfrentar dificuldades de praticar esportes. Elas acabam não enxergando bem a bola, por exemplo, e evitam exercícios que implicam visão perfeita.

Não deixe de levar o seu filho ao oftalmologista para fazer o exame de visão regularmente. Se ele precisar usar óculos, conte com os especialistas da Foernges, que têm experiência para indicar as armações mas cômodas e adequadas a cada tipo de rosto.

Tags