Blog

23.09.2015

Qual a diferença entre miopia, hipermetropia e astigmatismo?

hipermetropia-miopia-astigmatismo-oculos-de-grau

Entre os problemas mais comuns de visão, estão a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Eles podem surgir logo após o nascimento, devido a um trauma ou lesão ou por causa do envelhecimento natural do organismo.

Em uma pessoa que tem visão normal, os raios de luz passam pela córnea e, quando chegam à retina, convergem-se em um mesmo ponto para formar a imagem. Para quem tem problemas de visão, esse processo não acontece da forma ideal.

Quer saber a diferença entre miopia, hipermetropia e astigmatismo? Confira:

Miopia: Por causa do tamanho do olho, que costuma ser maior do que o padrão, os raios de luz que chegam se convergem antes da retina. Isso faz com que os míopes tenham dificuldades de enxergar de longe.

Hipermetropia: Os hipermétropes possuem um olho menor do que o normal e, por conta disso, a luz se converge atrás da retina. Eles têm dificuldades de enxergar de perto. Mas há boas notícias: a hipermetropia pode diminuir ao longo dos anos.

Astigmatismo: O problema acontece por causa da curvatura irregular da córnea, que faz com que os raios de luz não cheguem ao mesmo ponto na retina. Assim, as pessoas que possuem astigmatismo apresentam uma visão embaralhada e distorcida tanto para perto quanto para longe.

Se você desconfiar que tem algum desses problemas, não deixe de consultar um oftalmologista para avaliar a sua visão. Se precisar de óculos de receituário, a Foernges possui laboratório próprio, com experiência centenária de elaboração de lentes!

 

Tags